Curumim, Coisas de Moleque
Já há bastante tempo, pelos mais diversos motivos, temos privado nossas crianças de uma vida mais próxima à natureza, às brincadeiras simples mas extremamente importantes para seu desenvolvimento físico e mental.
O Campus Ecológico do Joá, uma área enorme de Mata Atlântica, é o palco perfeito para esse 'reencontro', proporcionando, num ambiente saudável, aventuras, explorações, arte e cultura nativas, observações, experimentos, folclore, descobertas, aprendizados, arborismo e tirolesa, jogos, música, tudo de uma forma bem agradável, interessante e divertida.
Com o objetivo de atender um público de faixas etárias distintas, as atividades serão desenvolvidas observando esse aspecto, com a formação de grupos de mesma faixa etária.
Como nas outras colônias, vez vai ser tudo muito legal, nesse espaço especial no meio do mato... mas bem pertinho de casa.
A parceria Clube do Macaco e Campus Ecológico do Joá elaborou atividades baseadas na arte-educação, com conceitos de ecologia e vários componentes culturais, tudo feito de forma lúdica e participativa.
Com quase todas as atividades sendo realizadas ao ar livre e em contato com a natureza, as crianças, de 3 a 12 anos, divididas por faixas etárias e em grupos independentes, participarão ativamente da programação, de maneira prazerosa. E, em tudo que fazemos, sempre vai junto um conceito educacional. É uma 'marca' nossa.
Pisando na terra, respirando ar puro, ouvindo, observando e pesquisando a vida na mata, brincando, jogando, lendo e ouvindo histórias, cuidando de plantas e de animais, assistindo peças de teatro e participando delas, fazendo cerâmica, reciclando materiais orgânicos, caminhando na mata, brincando a valer, andando no circuito de arborismo e tirolesa, ouvindo músicas e participando de atividades circenses, plantando árvores, fazendo oficinas de culinária, trabalhando conceitos de escotismo, assim os participantes passarão bons momentos nessas férias.
As atividades propostas também trabalham limites, habilidades e dificuldades, exercitam sensibilidade, percepção e observação, abrem espaço para as muitas possibilidades de criar com a natureza e o meio ambiente, potencializando as artes, o espírito inventivo, elevam a auto-estima, geram conhecimento, confiança, independência e coragem, o fazer individual e coletivo, despertam os interesses individuais e o companheirismo, apoiando iniciativas e atos solidários.
Apoiando essas aventuras e o contato com a natureza, onde sempre há risco de arranhões, tombos, picadas de insetos etc, uma pessoa estará no local, a postos para qualquer atendimento inicial, caso ocorra.
Falando de alimentação, faz parte da equipe uma cozinheira de mão cheia, que preparará uma comida bem caseira, com um cardápio saudável, variado, completo e condizente com as atividades.
Serão 2 semanas muito legais, proporcionadas por uma equipe competente, responsável, experiente, animada, cuidadosa e muito carinhosa, supervisionada por
profissionais com formação nas diversas áreas de atuação.
Serão momentos inesquecíveis, com certeza!
Veja algumas fotos das últimas 2 colônias:
Venha se juntar a nós!!
Aqui algumas coisas são muito importantes: muita disposição e espírito aventureiro, roupas leves e confortáveis, calças compridas tipo moleton, calçados fechados, calção/maiô/biquini, mesmo no inverno, uma muda de roupas e uma toalha pequena (para após o banho de mangueira, quando ocorrer), boné, protetor solar e repelente de mosquitos. E não use perfume! Os insetos vão pensar que você é uma flor nova e vão querer saber o seu gosto!
Opções, Preços e Transporte
A
colônia é oferecida em turno integral ou à tarde, para os maiores, e somente à tarde, para os menores, em 1 ou 2 semanas, com ou sem almoço.
A jornada começa às 9h e se encerra às 17h. No meio turno, começa às 12h (p/ quem vai almoçar) ou às 12h45min (s/ almoço).
Para aqueles que acordarem tarde e não tomarem o café da manhã para não perder a colônia, será servido um desjejum simples e rapidinho.
O almoço começa às 12h e termina às 12h45min. No turno da tarde, é servido um lanche para todos.
Transporte (opcional):
- da zona Sul (incialmente Ipanema, Leblon, Gávea, J Botânico): transporte em Doblô, que atende escolas da região, para um mínimo de 5 crianças, a R$250,00/2 semanas (1 semana a combinar), por criança. Outras situações (menos de 5 crianças, transporte de babás, irmãos etc) direto com a responsável. Contato: Maria da Conceição - 9939.6565.
- da zona Oeste (inicialmente Barra e Recreio): transporte em van, que atende escolas da região, para um mínimo de 5 crianças, a $120,00/semana (Barra) e $140,00/semana (Recreio), por criança. Outras situações (menos de 5 crianças, transporte de babás, irmãos etc) direto com o responsável. Contato: Walter / Monica - 9941.5648 / 9135.1797.
Período |
Semanas |
Integral c/
almoço,
desjejum e lanche |
Tarde c/ lanche e
|
c/ almoço |
s/almoço |
11
a 22 |
$1.120,00 |
$920,00 |
$870,00 |
11
a 15 ou 18 a 22 |
$690,00 |
$565,00 |
$540,00 |
diária* |
$160,00 |
$130,00 |
$125,00 |
* diárias só são possíveis após definido o número de participantes de cada semana.
dúvidas?
mande um |
ficha de
inscrição? |
|
|
Resumo
das Atividades da Colônia
- contação de histórias do folclore brasileiro
- teatro interativo / encenações
- oficinas de artes: confecção de brinquedos, pinturas, trabalhos com argila, máscaras
- passeios na floresta
- alimentação
dos animais
- criação de objetos com elementos encontrados no Campus
- caminhadas
exploratórias (trilhas)
- arborismo e tirolesa: trabalhando desafios e limites
- oficina de culinária
- oficina de circo na natureza
- argila (oficina do Muiraquitã)
- tecelagem e pintura em tecido
- observando os seres vivos nos diferentes ambientes do Campus
- oficina de origami
- trabalhos com sucata (brinquedoteca,
oficinas c/ sucata)
- jogos tradicionais
- aprendendo a dar nós
- lendas e cantos indígenas
- jardinagem, horta e pomar
- lanche e piquenique na mata
- pintura e artesanato com sementes
- reciclagem de matéria orgânica e cultivo de minhocas (composteira, minhocário e produção de húmus)
- descobrindo e identificando os “moradores” do
Campus
- 'fotografando' a natureza (atividade de sensibilização e percepção de objetos naturais)
|